Resenha de “No teu deserto” (Miguel Sousa Tavares)

“No teu deserto”, de Miguel Sousa Tavares… literatura portuguesa, uma vez mais.  

“No teu deserto” é um pequeno livro, que trata duma das aventura de um explorador e fotógrafo, em tom autobiográfico, e da história de amor que teve com a mulher que lhe tocou como acompanhante. Uma expedição em África e o destino unem a essas duas pessoas nesta aventura. O livro conta-nos sobre as vicissitudes vividas naquela zona, o regresso, e descreve a vida nas diferentes cidades que visitam. Creio que um resumo objetivo da obra, sem spoilers, seria esse.

O tom geral do livro é muito português, ou seja, triste e cheio de melancolia e tem um fim abrupto, que deixa o leitor cheio de sentimentos contraditórios. Para descobrir que final é esse, leiam o livro, que, na realidade, se pode ler em um dia ou dois.

O autor é Miguel Sousa Tavares, que é bastante reconhecido em Portugal, mas, para quem queira saber mais sobre ele ou sobre os seus outros trabalhos, aqui está o link da Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Miguel_Sousa_Tavares. Como mero detalhe informativo (curiosamente, muitos dos seus compatriotas desconhecem este facto), Miguel Sousa Tavares é filho de uma outra autora, ela sim muito famosa em Portugal e em alguns países de língua portuguesa: Sophia de Mello Breyner Andresen. Deixo-lhes aqui também o link do artigo de Wikipedia sobre ela: https://en.wikipedia.org/wiki/Sophia_de_Mello_Breyner_Andresen

Comentário final: Se não sabem por onde começar no vasto universo da literatura portuguesa, este livro talvez possa ser um começo. O livro é curto, para que possa acompanhá-lo por um fim de semana apenas. Não vou dizer que adorei porque não é o meu tipo de livro, mas acho que também devemos ler obras fora da nossa “zona de conforto”, para nos enriquecer, mesmo seja só de vez em quando.

Citação do livro: “Não há regresso. Há viagens sem regresso nem repetição.”

Continuem sempre a ler,

GG Klimt

Perguntas para responder nos comentários:
Leram algum livro de literatura portuguesa ou algo de Miguel Sousa Tavares? E, em particular, leram “No teu deserto”? Gostaram? Concordam com o meu comentário final sobre o livro? Já leram um livro semelhante do mesmo género que gostariam de recomendar? Por favor, respondam a estas perguntas na secção de comentários.

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s