A teoria para alcançar a mestria

Estava lendo um artigo sobre como se tornar um especialista, um mestre, numa área. Qualquer área, nada de específico. A premissa básica não vem de um artigo de jornal, mas de um livro. Como não li o livro, não vou citar, e em relação ao artigo, percebi depois que há um milhão de artigos sobre isso … nem vale a pena mencionar nenhuma fonte. Espero não repetir simplesmente o que todo mundo diz, e mencionar citas mais ou menos motivadoras (o que, aparentemente, é o motivo pelo qual esses artigos são usados, motivar á gente).

Leva 10.000 horas praticando algo para se tornar um mestre nesse assunto. Seja escrevendo, desenhando, aprendendo um idioma, qualquer habilidade pode ser melhorada a ponto de ser um «mestre» nesse assunto, se você dedicar a quantidade de horas necessárias. É por isso que muitos que são «mestres» em alguma área começaram desde muito jovens “a praticar”. Penso em atletas como Serena Williams, ou Tiger Woods, que foram treinados por seus pais, assim como Michael Jackson cantando e dançando, ou claro, Mozart, que fazia música em todas as cortes europeias aos 5 anos de idade.

No caso dos escritores, por exemplo, representaria algo como o primeiro milhão de palavras. Que são muitas palavras! («As almas de Liriethem» tem apenas 18.000 palavras). É preciso ser muito crítico com seu trabalho para que este melhore, para que finalmente alcance o público, com o qual, o primeiro milhão de palavras deve ser mantido no escuro para que apenas o conteúdo «mestre» possa ser visto. Mas isso é realmente verdade?

Não acredito que as 10.000 horas sejam uma questão matemática e que, aos 9.999 e 59 segundos, um segundo mais tarde, subitamente se torne um mestre. É preciso nutrir o escritor dentro e ler outras obras, tem que alimentar a paixão do pintor assistindo a exposições e estudando diferentes correntes, aprender uma língua também requer conhecimento da cultura do país ou países onde essa língua é falada … a prática faz o mestre, mas muito tempo deve ser investido para que o crescimento aponte na direcção certa.

Com isto quero dizer, não vou esperar ao milhão de palavras em vão para tentar publicar alguma coisa. Sei que vou melhorar com o tempo, espero pelo menos partilhar essa viagem de crescimento com aqueles que querem ler essas palavras.

Continuem a ler,

GG Klimt

Anuncio publicitario

Deja una respuesta

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s